De olhos abertos: Reteste do Kit Gás

11 03 2010

Procedimento obrigatório a cada cinco anos de uso 

Fonte: Blogspot Inspeção Veicular

Atenção ao prazo de manutenção do cilindro

De volta ao mundo dos carros na web. Após certo período de retração, eis que dou novamente o ar da graça aqui no Motor de Arranque. E dessa vez, para falar sobre uma experiência que tive com meu Kit GNV. Acredito que para muitos, o que vou contar deva passar despercebido. Porém, é algo a que se deve ter muita atenção, porque tudo no DETRAN é motivo de pendência. 

  

Vamos lá. O Kit GNV ou GMV (Gás Metano Veicular) do meu carro completou 5 anos de instalado. E aí?! Bom, após cinco anos de uso o cilindro do Kit obrigatoriamente deve passar por um reteste, a fim de conferir se está tudo em ordem com seu funcionamento e segurança. 

  

Assim o fiz. Levei a uma loja acreditada pelo Inmetro e paguei – achei meio salgado – o valor de R$100. Questionado sobre o que seria feito, o profissional responsável pelo setor de reteste explicou o processo que seria realizado. O cilindro é avaliado quanto à sua integridade física, visto de não há nenhuma avaria em sua estrutura e também é retirado óleo de dentro dele. Este que entra no momento do abastecimento, principalmente se o posto não tiver uma boa pressão de enchimento do cilindro. 

  

Feito isso, a peça é pintada com uma tinta amarela, tem seu selo de validade recolocado, bem como tem impresso nele a data em que o serviço foi realizado. Logo, orientando que dali a cinco anos o processo deve ser repetido. Claro, se nada ocorrer com o carro ou o Kit, antes deste tempo. Todo o procedimento leva em torno de um dia. O motorista deixa o cilindro na loja e volta horas depois para retirá-lo bem como a documentação e nota fiscal competentes ao serviço. 

  

Vale lembrar se você tiver algum problema de vazamento de gás, Imediatamente vá até seu cilindro e feche a válvula de saída do mesmo, que fica embaixo da “camisinha”. Espécie de saco plástico que envolve o local de saída do gás para o veículo. Este saco, aliás, tem a função de chamar atenção do motorista para possíveis defeitos nesta parte do kit. Caso vaze gás pela válvula o saco irá inflar. Então, olhe regularmente esta parte do seu kit e viaje sempre em segurança. 

  

Fonte: Mercado Livre

Confira sempre o involucro plástico da válvula

  

Simples assim, seguro como reza a lei! Se você está nessa situação, acesse o site do Inmetro e veja a loja credenciada mais próxima de você. Outra dica é consultar seus amigos que possam ter feito isso alguma vez na vida. Dá mais confiança na hora de escolher o prestador do serviço. Sem mais, boa sorte a todos e não dêem bobeira, principalmente aqui no Rio, que a nova onda é Choque de Ordem. Vacilou vai de reboque… direto para o depósito da Prefeitura. E aí, caríssimos, já era! 

   

Fontes: 

http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/faqs.asp#gasnatural 

http://www.mecanica2000.com.br/loja/produto.asp?pd_id=14 

http://www.gnvpecas.com.br/sobre.htm


Ações

Information

4 responses

13 10 2012
HUGO

O MEU ACABOU DE COMPLETAR CINCO ANOS! Vou fazer o reteste na semana que vem. Boa dica! Abçs…

21 10 2012
Cris Araujo

Isso aí, perde tempo não! Boa sorte!

28 02 2016
luciano luiz da silva

Fiz o reteste mais nao foi feito a presao e serto isso o dono da loja falor quer a presao so faz com quinze ano

15 08 2016
OLDAIR

A PRESSÃO É FEITA SEMPRE QUE FOR FEITO O “TESTE HIDROSTÁTICO” (RETESTE). QUE É FEITO DE CINCO /CINCO ANOS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: