Velocidade controlada por GNV

17 12 2009

Manutenção no Carburador permite ver defeito na instalação do kit gás 

Carburador Weber Corpo Duplo

Carburador, o coisinha exigente! Há algum tempo percebia que meu carro andava consumindo um bocado. Coisa que confirmei quando fiz as contas. Resultado 7.8km/L. Surtei, total. Como assim, era por isso que eu nunca parava de gastar com gasolina. – embora eu tenha kit gás, prefiro a gasosa, mesmo, porque eu acho que rende mais na pista. E por ser o combustível original do veículo. 

Enfim, meu carbura é um Weber IV (ao menos era isso que está escrito nele) corpo duplo. O bicho tava que era sujeira pura, mais preto que carvão. Daí, o mecânico foi desmontando o “carbura”, tal e coisa  e me aconselhou a limpar meu filtro de ar. Que farei essa semana.  Tirou toda a sujeira com redutor. Aquele mesmo usado para tintas. Bom, acompanhei tudo e já sei regular até o afogador, posso dizer que entendo de certa forma, a mecânica deste componente tão importante do carro. – Dos Olds – É ele quem faz a mistura de ar e combustível que permite ao motor trabalhar e mover o auto. 

Muito que bem, é agora que geripoca pia! Após quatro anos com o carro, três dirigindo e não curtindo muito andar no gás por achar que ele não chegava junto como na gasosa, descobri o porquê. Simplesmente fizeram uma instalação porca, preguiçosa no kit gás. O modo mais fácil de ser feito, que foi a pior escolha. Simplesmente a alavanca que abre o primeiro estágio do carburador não abre até o final. O que permite que o segundo estágio seja acionado quando em alta velocidade, para dar suporte de combustível á queima. 

Em suma a peça que envia o gás para o carburador fica atravancando o movimento da alavanca do primeiro estágio. Ou, acho que até para simplificar para quem não conhece o assunto, a primeira parte do corpo do carburador. Por onde entra o combustível que será misturado com ar para começar o funcionamento mecânico do carro. Very tenso, não? 

Mas fora isso, que vou resolver na sexta, está tudo ok. Todo o kit de peçinhas do carbura (reparos) foi trocado. Bom, acho que dá para imaginar que sexta-feira, só saio da loja do gás com tudo resolvido, todo o sistema 

Estágios do Weber Corpo Duplo

trocado. A correção deve ser feita com a instalação de uma peça que fica acima do corpo do carburador. E caso essa, eles não façam, alguma outra terá que ser feita. Porque não vou ficar andando com carro funcionando pela metade. No way! Imagina a frase que teria que adesivar. VELOCIDADE CONTROLADA POR GNV. 

 

Como mensurar o consumo do seu carro? 

Existem algumas formas de se controlar o quanto seu carro está consumindo para que você tire aquela onda, no seu rolé. Algumas mais precisas que outras. No meu caso, em que o ponteiro do combustível anda meio biruta, bem como o velocímetro na partida, fiz da seguinte maneira. 

Enchi o tanque até transbordar. Isso meio que foi acidental o frentista errou a mão, mesmo. Então, anotei a Km e rodei, rodei, rodei. Depois de alguns dias, enchi de novo até transbordar. Só que dessa vez um pouco menos. Daí, vi quantos litros entraram e fiz a seguinte conta. Km final (segunda enchida do tanque) menos Km inicial (primeira enchida do tanque). Achei quantos km eu fiz naquele período de tempo. Peguei esse resultado e dividi pelo total de litros que entrou no tanque no Km final. Pronto! Achei quanto meu carro estava fazendo por litro. 

Também pode ser feita com o tanque cheio rodando até a reserva. Quando chegar nela, você vê a km inicial (quando encheu o tanque) e a km final (quando chegou na reserva). Faz as contas em cima da quantidade de litros que cabem no seu tanque tirando o tanto que fica na reserva. No meu carro entre 5 e 7 litros, de acordo com o manual. Ou então, se desejar que seja uma medida mais precisa e tiver grana, porque esta dá uma aproximada. Encha o tanque novamente e faça o mesmo processo contábil. 

(Km final – km inicial)/ Litros ( do Km final) = Consumo do Carro 

Ah, na cidade ele faz um valor, na estrada, onde não há constante exigência do motor com anda e pára, os valores mudam. Normalmente, a aceleração é constante e o motor tende a economizar um pouco mais e fazer mais Km/L. 

Final feliz 

Sorriso de orelha a orelha e muito charme!

Bom galera, espero ter ajudado, caso alguém tenha algum problema parecido. Mas fica a dica, nada melhor do que manutenção em dia. Rodem sempre com as peças em bom estado, dentro do prazo de validade e quilometragem. Afinal, é muito melhor poder confiar no seu possante. Garanta que ele saia, mas volte em segurança. Sempre! Com certeza isso fará diferença para você e para os outros. E eu, estou sorrindo de orelha a orelha, de “tão baum” que ficou o Bonitão! Hehe, quadradeira coruja! Bláaa! 

P.S. Antes que se perguntem. Este texto realmente foi escrito por mim, uma pessoa do sexo feminino, muito bem resolvida e que curte muito carros, em especial a própria goleta quadrada. Hehe!


Ações

Information

3 responses

9 05 2011
jorge cunha

tenho um carburador weber duplo.Estou tendo problemas com ele,se alguem poder me ajudar gostaria de receber a configuração do carburador.Pois será a unica maneira de regular ele melhor.Obrigado!

20 09 2011
ederson r pereira

meu carburador weberduplo esta sem lenta alquem pode me ajudar obrigado

1 10 2011
adilson

amigo, o meu carro estava com o mesmo problema , comprei um carburador semi novo e acabou o problema

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