Manutenção Preventiva é o que há!

22 04 2010

Saber fazer a checagem básica como óleo do motor pode salvar um carro 

Manutenção básica evita prejuízos.

Essa é definitivamente para a mulherada que pensa que dirigir é só sacar a chave, girar o motor e vrummmmm. Meninas, usar um carro é muito mais do que isso! Até mesmo por questão de segurança. Inspirada em uma amiga minha, resolvi fazer este artigo para ajudar quem hoje forma o novo mercado automotivo brasileiro. Recente pesquisa do setor revela que de 3 milhões de carros vendidos em 2009, quase metade dos volantes foram para mãos femininas.

Então, vamos às questões. Se nós mulheres estamos tão interessadas assim em um nicho que culturalmente sempre foi tido como masculino, devemos então, entrar não só com a elegância do salto, mas também com a perspicácia e responsabilidade comuns ao sexo feminino. Ok, é chato aprender este tipo de coisa, é difícil para muitas?! Simmm!!! Mas gente, vamos combinar que, para se atingir o estágio social onde hoje, as mulheres se encontram, também não fora nada fácil! Então vamos largar a preguiça de lado e ver como metade dos bichos-papões que se vê ao levantar capout do carro, são meras fantasias infantis.

 

Checagem de Óleo do Motor

Serve para: Lubrificar as peças que compõe o motor do carro. Para evitar desgastes decorrentes do atrito que ocorre quando o motor do carro está em funcionamento. Basta retirar a vareta com uma argola plástica ou forma semelhante do local em que está inserida. Limpe, coloque e retire de seu lugar novamente e veja onde se encontra o nível do seu óleo.

Dica: Em geral ela sempre fica próxima do motor!

O ideal é que ele sempre esteja na marca máxima e nunca a exceda. Se estiver abaixo da metade das marcas max. e min. É hora de completar. Caso não queira sujar as mãos vá ao posto mais próximo que com certeza qualquer frentista fará para você. Para saber quando trocar, cheque a embalagem do óleo, ou o manual do seu automóvel. Ou pergunte. Geralmente entre 5 mil e 5.500 km. Troque o filtro a cada duas trocas.

Pensem em algo como lubrificar engrenagens, como da máquina de costura, da dobradiça da porta, da correia da bicicleta do seu filho. Peças de metal em trabalho precisam de algo que as azeite para não travarem uma na outra.

 

Checagem do Reservatório de Água do Radiador. Mas o que é radiador?

Em miúdos: radiador é uma peça que trabalha exclusivamente no sistema de refrigeração do veículo. Ou seja, serve para evitar que o carro superaqueça, ou “ferva”, como se diz usualmente. Para o motor trabalhar adequadamente, ele tem um ideal de temperatura, que gira varia de veículo para veículo, mas no geral é em torno de 90º a 100º. A água que você vê no reservatório no motor circula pelo radiador e por uma tubulação que envolve o motor e o mantém resfriado dentro do necessário. Verificar é muito simples. olhe o reservatório e a quantidadede água deve estar entre as marcas máxima e mínima.  Acompanhe abaixo. 

A vasilha é semelhante em todos os veículos.

Em caso de dúvida consulte o manual, ou faça uma busca pela web. Ajuda muito! 

Radiador é parte que está a esquerda ligada a tubulação d`água

Nível do fluído de Freio

Observando: O fluído de freio é o responsável pelo acionamento do sistema hidráulico que impulsiona as pastilhas nas rodas da frente e o sistema informalmente conhecido por burrinho nas rodas traseiras com freio a tambor. Claramente falando, é um líquido viscoso que circula pelo sistema de freio a cada pisada no pedal específico. Logo, não dê bobeira! No reservatório, ele deve estar sempre entre as marcas mínima e máxima. Caso haja uma baixa significativa pode ser que esteja vazando em algum lugar. Uma dica observe por detrás das rodas se há escorrido de óleo e no chão onde estiver estacionado.

 

Reservatório menor com dois fios acima do reservatório do radiador

Stop… and Go

Por hora vamos ficando por aqui. Mas tem mais coisas que precisam ser verificadas semanalmente, caso queiram evitar surpresas desagradáveis nas

Carro sim, mas com muito charme. E ponto final!

suas saídas da garagem. No próximo texto, calibragem de pneus e noções sobre painel de instrumentos. Não deixe de ler, amanhã!

E não se sintam masculinizadas por aprenderem o mínimo sobre seus carros. Isso é algo que todo motorista independente do sexo deve ter atenção para sua segurança e dos carros vizinhos. Até porque, você pode entender sobre o assunto sem perder a elegância, o charme e a delicadeza feminina. Até a próxima!

About these ads

Acções

Information

8 responses

22 04 2010
Cocada

que iiiiissoo … bom pra mulheres mesmo…
gostei mto… ancioso pra ler a do painel de instrumentos…

22 04 2010
Amanda

Estou anciosíssima para ver a próxima matéria sobre mecânica de automóveis.
Beijo e Fica com Deus!!!

23 04 2010
Marcos

Matéria super explicativa, um verdadeiro guia que não só auxilia as mulheres motoristas mas também aos homens que ainda não estão também atentos a esses detalhes……

23 04 2010
Cris Araujo

Obrigada, Marcos, pela visita! Fique á vontade em dar dicas de pautas também!

23 04 2010
Cris Araujo

Olá, amiguinha!
Espero que as dicas te ajudem também!

27 04 2010
MaisMotor®

ok

3 09 2010
flipe pombal

valeu cris, parabens pelo trabalho fica com deus

9 09 2010
Cris Araujo

Ah, obrigada você Filipe, pela visita e carinho. Volte sempre e fique com Deus!

bjão!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: